Futebol

Copa do Brasil tem início nesta terça com time da Série A em campo

Avaí, recém-promovido, visita o URT em Minas Gerais

Copa do Brasil terá maior premiação financeira da história e reunirá 92 equipes.
Copa do Brasil terá maior premiação financeira da história e reunirá 92 equipes. |  Foto: Lucas Figueiredo/CBF
 

Vai começar a competição mais democrática do país. Acontece nesta terça-feira (22) o pontapé inicial da Copa do Brasil 2022. Com 92 equipes envolvidas na disputa, o torneio dá vaga na Libertadores ao grande campeão - além de generosas premiações em dinheiro a cada passagem de fase.

Três duelos acontecem já nesta terça. Lagarto-SE e Figueirense-SC fazem a primeira partida às 16h30 no Barretão. Na sequência, às 19h, o URT-MG recebe o Avaí-SC, a primeira equipe da Série A a entrar em campo no mata-mata, no Estádio Zama Maciel. Para fechar o dia, o Cascavel-PR enfrenta a Ponte Preta, às 21h30, no Olímpico Regional.

O primeiro carioca a estrear na competição é o Volta Redonda. A equipe da Cidade do Aço visita o estreante Tuntum-MA, na quarta-feira (23), às 15h30, no Estádio Rafael Seabra. Entre os grandes, apenas o Vasco tem adversário definido, já que os três rivais entram apenas na terceira fase. O Cruzmaltino encara a Ferroviária-SP, no dia 2 de março, às 21h30, na Fonte Luminosa.

Debutantes cariocas

A edição de 2022 marca a estreia de dois clubes cariocas na Copa do Brasil. A tradicional Portuguesa, que garantiu o terceiro lugar no Campeonato Carioca de 2021, e o emergente Maricá, fundado em 2017 e vice-campeão da Copa Rio na temporada passada - o campeão Pérolas Negras optou pela vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

A Lusinha, como é carinhosamente chamada, recebe o CRB-AL no dia 2 de março, às 21h30, no Estádio Luso-Brasileiro. Já o Tsunami da Região Oceânica enfrenta o Guarani-SP na mesma data, às 16h, no Estádio Elcyr Resende, em Saquarema - já que o Alzirão, estádio onde costuma jogar, em Itaboraí, não atende às exigências do regulamento da competição.

Nesta primeira fase, o mata-mata acontece em jogo único, com o visitante tendo a vantagem do empate.

Premiação generosa

A Confederação Brasileira de Futebol aumentou ainda mais a já altíssima premiação em dinheiro da Copa do Brasil. Em 2022, o campeão do torneio embolsará R$ 60 milhões - quatro a mais do que em 2021. Acumulando os valores de todas as fases, quem levantar a taça pode levar até R$ 80 milhões para casa.

< Neymar assiste 'The Batman' com os astros do filme em Paris Covid: Rio reduz intervalo entre doses para crianças com comorbidades <